Correio Popular Notícia



GOVERNO
Confúcio Moura quer atender o clamor da população

Data da notícia: 2014-11-12 16:04:32
Foto:

(Da Redação/Assessoria) O governador Confúcio Moura anunciou na terça-feira (11) que o segundo mandato, a partir de 1º de janeiro de 2015, terá caráter itinerante para atender o clamor da população. Em entrevista à rádio Antena FM 103,9 com transmissão para 80% das localidades de Rondônia, ele lembrou que a recente campanha eleitoral cobrou maior proximidade dos novos governantes com os anseios manifestados pelo movimento das ruas.

Confúcio disse ainda que o Executivo não irá interferir no processo da eleição dos novos dirigentes na Assembleia Legislativa, pois os poderes são independentes e, na condição de governador reeleito, respeitará a vontade da maioria dos parlamentares. Ele deixou claro que é bom receber do novo presidente da ALE o mesmo tratamento respeitoso que dispensa aos dirigentes dos outros Poderes constituídos.

Moura disse que a reeleição veio desse clamor popular por governantes mais honestos, éticos e comprometidos com as causas populares e que por isso pretende com calma as poucas mudanças na equipe, após o dia 15 de dezembro, embora tenha admitido que algumas são a pedido e outras para atender indicações dos partidos coligados. ?Mas é preciso primeiro fechar o exercício financeiro do 1º mandato para adoção do mesmo rigor e transparência na transmissão dos cargos?, disse.

INVESTIMENTOS - O governo dará prioridade também aos investimentos na área da saúde. Segundo o governador, os serviços na área da saúde melhoraram, mas há especialidades como os serviços de emergência necessitando de atenção. ?Melhoria na saúde, com redução das filas e distribuição de remédios são as maiores reclamações em todo o país, e nós estamos trabalhando para isso?. A emergência se constitui hoje no maior ?gargalo? em todo o país, e em Porto Velho não é diferente por causa do grande número de vítimas do trânsito, que registra a entrada de 50 pacientes todo final de semana.

Ao resumir os investimentos projetados para alguns setores da saúde, o governador explicou que foi iniciada a construção do Hospital de Emergência e Urgência (Heuro), previsto para ser concluído em um ano e seis meses, construção de hospitais regionais em Ariquemes ? com emenda parlamentar de R$ 30 milhões apresentada pelo senador Acir Gurgacz ?, dos hospitais de Parecis e Seringueiras e a conclusão do Hospital Regional de Guajará-Mirim.

SETOR PRODUTIVO - Com localização geográfica especial, segundo Confúcio, Rondônia segue a trajetória planejada rumo ao desenvolvimento, após passar por diferentes ciclos econômicos até alcançar os da energia limpa, portos, hidroviários, e da ferrovia que se aproxima da região. A produção também acompanha o processo. As culturas da soja e do arroz já chegaram a municípios da BR-429, entre os quais, São Francisco e São Miguel do Guaporé, e parte do município de Porto Velho. As áreas de cultivo antigas produziam no máximo 20 sacas de 60 quilos de café por hectare. Com o plantio do café clonal, segundo Moura, o produtor consegue produzir de 80 a 120 sacas de café por hectare. Ele explicou ser essa uma garantia para que até o final do segundo mandato o Estado esteja produzindo cerca de 4 milhões de sacas de café por ano. Atualmente, a produção é estimada em 1,2 milhões de sacas.

NOVOS INVESTIDORES - O governador lembrou que ações como incentivo fiscal, consultoria técnica por meio do SEBRAE e acesso ao crédito aos empreendedores de pequeno e médio porte, transformaram pequenos empresários em grandes proprietários de redes como grandes supermercados e de lojas departamentais. Para tirar pequenos empreendedores da informalidade o governo criou o Banco do Povo, inspirado em um modelo de Bangladesh, e que tem facilitado o crédito a milhares de pessoas. As agroindústrias surgiram também como alternativa para agregar renda à produção e numa parceria com esses empreendedores do campo, o governo incentiva as boas práticas de higiene e controle de qualidade. São mais de 400 agroindústrias em funcionamento e até o final de 2014 a meta é atingir o credenciamento de 1.000 unidades. Dentre outros compromissos, Confúcio destacou a importância de o governo atrair para o Estado novos investidores no setor de produção de ração animal, principalmente para peixe, gado e suínos. Segundo o governador, a suinocultura é bem desenvolvida na região de Espigão d?Oeste, onde a linguiça suína é bastante consumida.

Fonte:






Noticia vista 1511 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.